Em apenas duas semanas, os postes e lâmpadas da ciclovia das margens do canal Belém norte, entre o Bosque do Papa e o Parque São Lourenço, foram alvo de quatro ataques consecutivos de vandalismo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, as quatro ocorrências registradas na última quinzena de setembro foram detectadas pelos funcionários da Prefeitura. A polícia não foi acionada pelos moradores, que tampouco avisaram a central 156 da Prefeitura, que atende 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados.
A seqüência de atos de vandalismo começou em 17 de setembro, com a derrubada de alguns postes de concreto. Dois dias depois, quando já tinham sido consertados, os eles foram novamente derrubados.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Na semana seguinte um dos postes metálicos foi levado pelos marginais, que não deixaram nem a luminária. O quarto ataque aconteceu no último dia 1º, com outro poste de ferro roubado.
Meio milhão de reais serão gastos até o final do ano para consertar os estragos causados pelo vandalismo contra a iluminação pública da cidade. O dinheiro seria suficiente para construir uma creche com capacidade de atendimento para 150 crianças em horário integral, mas acaba sendo usado para a troca de lâmpadas, luminárias e postes destruídos por vândalos.
Segundo Eduardo Aichinger, diretor de iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a ajuda da população pode diminuir o prejuízo mensal de R$ 40 mil. As denúncias podem ser feita pelo telefone 190 da Polícia Militar ou pelo 1532 da Guarda Municipal.