O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, e
representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) receberão uma comitiva de empresários portugueses da empresa Quifel Energy, que manifestou interesse em firmar parcerias com agricultores familiares e cooperativas, para a produção de biodiesel no Paraná.
O encontro será em Curitiba, na próxima sexta-feira (18), a partir das 9 horas, no auditório da Seab. Os técnicos farão a apresentação das políticas públicas para o fomento à produção de biodiesel no Estado e das ações que estão sendo realizadas.
O programa paranaense de biodiesel está centralizado no desenvolvimento tecnológico. O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) está pesquisando plantas oleaginosas com potencial para produção de biodiesel, como canola, girassol, amendoim, mamona, nabo forrageiro, pinhão-manso, tungue e crambe. Também pesquisa tecnologia de processamento para extração de óleo através de mini prensas e extrusoras.
Leia mais:
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Atraso nas concessões deteriora malha rodoviária em todo o Paraná
Alto volume de chuvas causa estragos em oito municípios no Paraná
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Já o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) está finalizando a instalação de uma mini-usina de biodiesel na Cidade Industrial, em Curitiba, com tecnologia própria.