Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Entidades cobram laudo de instalações da Petrobras

Maigue Gueths - Folha do Paraná
18 fev 2001 às 17:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ambientalistas do Paraná irão convocar uma reunião com os órgãos públicos do meio ambiente, como secretaria Estadual e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para exigir que sejam tomadas sérias providências em relação à Petrobras. A intenção é exigir que o estado providencie um laudo confiável, feito por técnicos internacionais, para determinar as reais condições de funcionamento das unidades da empresa em todo o Brasil.

Os ambientalistas sugerem que o laudo seja pago com recursos das multas pagas pela Petrobras por ocasião dos acidentes. "Não dá para confiar nas informações da Petrobras, que já mostrou que não trata a questão do meio ambiente com nenhuma seriedade", diz o diretor da Sociedade de Pesquisa à Vida Selvagem (SPVS), Clóvis Ricardo Borges. Para ele, de nada adiantam as discussões após os acidentes se restringirem ao estabelecimento de multas. "É preciso exigir que a empresa tome providências para evitar de fato os acidentes", diz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O biólogo Tiaraju de Mesquita Fialho também cobra um compromisso maior da Petrobras com a manutenção dos equipamentos. "Não podemos ficar à mercê da Petrobras, que diz que vai providenciar um sistema de detecção de vazamentos a lazer, mas carece de um sistema de manutenção eficiente", diz. "Desta vez, o rompimento do duto coloca em risco os rios Nhundiaquara, a baía de Antonina. Não compromete o abastecimento de água. E se o vazamento tivesse acontecido no início do duto, na região do rio Pequeno em Piraquara, comprometendo 70% da região metropolitana", questiona.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Bateu o martelo''

Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável


O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) só irá definir as penalidades à Petrobras depois de concluído o laudo técnico. Até agora, o IAP determinou a interdição do duto e notificou a Petrobras a comparecer ontem às 13 horas no órgão para prestar informações sobre o acidente. O secretário Estadual do Meio Ambiente José Antônio Andreguetto determinou ainda que a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente instaure inquérito policial para apurar o caso.

IAP e Petrobras também estavam trabalhando junto à população local, orientando para o não consumo da água do rio e riscos de incêndio. Como muitos moradores usam água do rio, um carro-pipa está providenciando o abastecimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo