O Condomínio da Biodiversidade e o Chicago Wilderness assinaram um protocolo de intenções para efetuar intercâmbio de informações e desenvolvimento de projetos. O objetivo básico é a proteção ambiental nas regiões metropolitanas de Curitiba e Chicago. "Com esse documento poderemos fazer um intercâmbio de informações que resultam de nossos trabalhos. Faremos uso da experiência e da parceria do Chicago Wilderness para desenvolver projetos mais completos", comenta Paulo Pizzi, secretário executivo do Condomínio da Biodiversidade.
Os principais objetivos da parceria são compartilhar conhecimento, perícia e experiência. "Além disso, pretendemos promover a colaboração entre os dois grupos através do desenvolvimento em conjunto de estratégias de conservação e agendas de pesquisa", acrescenta Debra Moskovists, que integra o conselho diretor do Chicago Wilderness e do Field Museum (museu de arte natural).
Ela ainda ressalta que esse protocolo deve encorajar projetos entre os parceiros enfocando pesquisas, inventários e monitoramento ecológico, planos de restauração e de administração de solos, programas de educação e de envolvimento de comunidades, e campanhas de comunicação.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
O Chicago Wilderness é um grupo informal (sem registro jurídico), que surgiu em 1994. Ele atua na região metropolitana de Chicago, composta por 115 associados (entre organizações não governamentais e órgãos governamentais de pesquisa e defesa do meio ambiente, em níveis local, estadual e federal).
"Estamos implementando um plano de manejo para restaurar cerca de 250 mil acres (cerca de 150 campos de futebol) de áreas verdes pertencentes aos associados. Nesta tarefa estão envolvidos 7 mil voluntários. Também são realizados nessas áreas pesquisas e monitoramento de fauna e flora", conta Moskovits.
O Condomínio da Biodiversidade - com princípios similares ao Chicago Wilderness - foi lançado em setembro de 2000. Ele recebe esse nome para representar a manifestação, a integração e a comunhão de interesses dos associados - os condôminos. Esse novo conceito de parceria é o primeiro no Brasil e pretende agregar os esforços que acontecem individualmente na comunidades e canalizá-los de uma forma coletiva.