O Sistema Fecomércio/PR e o Sebrae/PR lançam nesta segunda-feira (7) o Movimento Curitiba Criativa. Trata-se de uma série de encontros, nos quais profissionais convidados da indústria criativa e diversas outras áreas vão debater propostas para que a cidade reavalie seus recursos e se torne mais criativa. O primeiro encontro acontece na segunda, às 19 horas, na Sala de Atos do Paço da Liberdade SESC- Paraná.
As reuniões do Movimento, que tem como objetivo debater o que pode ser feito pela cidade para resgatar a referência de uma cidade inovadora, serão coordenadas pelos especialistas em Marketing Eloi Zanetti e Jean Sigel, da Escola de Criatividade, co-realizadora da proposta.
O presidente do Sistema Fecomércio/PR, Darci Piana, diz que a iniciativa é de grande valia. "Para suportar as mudanças do futuro, são necessárias criatividade e inovação. O Movimento vai reunir várias cabeças que trazem diferentes experiências e conhecimentos. Tudo isso poderá ser combinado para gerar soluções em diversas áreas. O importante é que os participantes poderão apresentar suas ideias de forma descompromissada. Diferente do que ocorreria se o tema fosse abordado só pelo poder público, por exemplo", reflete.
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A iniciativa surgiu após o trabalho conjunto realizado pelas entidades para a revitalização do centro histórico de Curitiba. Segundo Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR, o projeto também é uma ação do Programa Sebrae 2014, que incentiva micro e pequenas empresas a aproveitarem oportunidades, antes, durante e depois da Copa do Mundo, que acontece no Brasil em 2014.
"O grupo convidado é eclético. São profissionais de moda, cultura, arquitetura, música, dentre outros. A mistura dessas várias ideias permite formar um ambiente propício à criatividade. Nos encontros, os profissionais vão conversar, propor e integrar discussões sobre problemas e oportunidades para que Curitiba seja vista como uma cidade criativa", adianta Agostini.
Jean Sigel, sócio da Escola de Criatividade, analisa que Curitiba precisa recuperar o perfil de cidade de vanguarda e inovadora. Para se ter uma ideia, a capital paranaense foi a primeira cidade do País a sediar um festival de cinema. No entanto, não deu sequência ao pioneirismo. "No conceito de criatividade, a junção de diferentes visões torna possível fazer conexões. Criativos de plantão e de áreas técnicas vão pensar a cidade tendo por base os preceitos da economia criativa", observa.
Sigel explica que, na primeira etapa do Movimento, que deve durar até dezembro de 2012, devem ser realizados oito encontros. A partir de junho, as reuniões serão mensais. Nessas ocasiões serão debatidos temas diferentes dentre algumas opções previamente definidas que contemplam esportes, tecnologia, turismo, música, gastronomia, artesanato, literatura. "Cada encontro será conduzido a partir de uma metodologia distinta. O objetivo é resgatar o histórico de inovação de Curitiba e fazer com que a cidade seja tida como modelo novamente", assinala Sigel.
Contexto
Uma cidade criativa demanda infraestruturas que combinam modelos mentais, o modo como a cidade lida com oportunidades e problemas; as condições ambientais que ela cria para gerar um ambiente e os dispositivos que fomenta para isso, por meio de incentivos e estruturas regulatórias. Uma cidade criativa deve unir as várias ferramentas e criar uma política para o desenvolvimento, utilizando os setores culturais e criativos.
São Paulo é uma cidade que tem se aproveitado desse conceito e o resultado é o surgimento de espaços como Vila Madalena, a Nova Augusta, o Mercadão, os vários museus e centros culturais, e eventos como a Virada Cultural, as Bienais, a Mostra Internacional de Cinema, São Paulo Fashion Week, a Parada Gay e outros. Londres, Barcelona, São Francisco, Medellin e Turim são exemplos de cidades tidas como criativas.