Donos de cães e gatos têm uma oportunidade de microchipar os animaizinhos de estimação gratuitamente neste sábado (10), em Curitiba. Um número limitado de 150 microchips será aplicado na Escola Municipal Papa João XXIIII, no bairro Portão, das 10 às 16 horas.
A Lei Municipal 13.914, de 23 de dezembro de 2011, tornou a microchipagem obrigatória a todos os animais comercializados na capital. Os números dos registros são incluídos no Sistema de Identificação Animal (SIA) da Rede de Defesa e Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O prazo de 90 dias concedido para que os estabelecimentos se adequassem à nova Lei expirou em março. Desde então, os comerciantes são obrigados a fornecer o certificado da microchipagem com registro no SIA, as vacinas apropriadas de acordo com a idade do animal e o certificado que o classifica como esterilizado ou reprodutor.
Leia mais:
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Atualmente, mais de sete mil animais estão cadastrados no SIA, mas a expectativa da rede é que este número aumente com o trabalho de orientação.
O diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alfredo Trindade, explica que os clientes dos petshops e aviários podem ajudar a fiscalizar, exigindo a microchipagem no momento da compra.
Amigo Bicho - Já tem data marcada a próxima edição da Feira Amigo Bicho, evento que tradicionalmente faz microchipagem gratuita em animais de estimação. Será no dia 8 de dezembro, no Parque Barigui.
No evento, haverá ainda orientação sobre guarda responsável e adoção de animais domésticos castrados, vacinados e microchipados, numa parceria com ONGs de proteção animal.
A Feira também conta com apresentação teatral de fantoches e presença da unidade Castramóvel para visitação. "O objetivo principal do Amigo Bicho é sensibilizar a população para o problema do abandono e maus tratos dos animais", explica Trindade.
A primeira edição da feira aconteceu há um ano. Como resultado, quase dois mil microchips já foram instalados em animais domésticos e cerca de 15 mil pessoas receberam orientações. "O evento já é um diferencial na sensibilização e conscientização da população", afirma Trindade. Ele conta que a feira começou com pequeno porte, mas foi bem aceita pela população e cresce a cada edição.
Serviço
Microchipagem de cães e gatos em parceria com o Programa Comunidade Escola
Quando: sábado (10), das 10 às 16 horas
Onde: Escola Municipal Papa João XXIIII - Rua Itacolomi, 700, no bairro Portão, em Curitiba.