O governo do Estado vai anistiar os devedores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vencido até 31 de dezembro de 1999. A mensagem com o perdão das multas está na Assembléia Legislativa, esperando aval dos deputados antes de ser sancionada pelo governador Roberto Requião (PMDB). Os deputados analisam ainda outra mensagem, contendo as regras para a cobrança do imposto em 2004.
Em entrevista à Folha, o secretário de Estado da Fazenda, Heron Arzua, explicou que o governo decidiu perdoar as multas porque o poder público, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), estava gastando dinheiro para fazer cobranças que não podem ser executadas. ''Não sabemos a quem executar, e há um custo para tudo isso, para inserir em dívida ativa. Para nós, são dívidas que não têm como cobrar.''
Arzua disse que, na prática, o perdão das dívidas deve trazer uma economia de R$ 23 milhões aos cofres públicos, já que o Estado não vai mais gastar com as cobranças infrutíferas. O secretário não diz quanto o perdão vai representar em renúncia fiscal.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina