Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Estado não protege as araucárias remanescentes

Maigue Gueths - Folha do Paraná
08 dez 2000 às 16:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Mariese Muchailh, confirma que apenas 0,08% das florestas de araucárias, também chamadas de Floresta Ombrófila Mista, estão em áreas de conservação direta, e 2,5% estão em Unidades de Conservação não públicas.

Na próxima semana, segundo ela, o IAP divulgará a criação de mais duas Unidades de Conservação dentro do bioma das araucárias: nos municípios de Fernandes Pinheiro e Reserva do Iguaçu, ambos na região Centro-Sul, que possuem florestas de araucárias em estágios avançado e médio de sucessão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Durante a apresentação da pesquisa, o secretário Estadual do Meio Ambiente, José Andreguetto, garantiu que o Estado irá trabalhar junto às Organizações Não-Governamentais (ONGs)para a preservação da espécie. "Os números mostram que temos que nos unir e tomar ações imediatas", disse, lembrando que um passo importante será conseguir a aprovação do projeto do deputado Neivo Beraldin, em tramitação na Assembléia Legislativa. O projeto prevê a proibição do corte de araucárias por um período de dez anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio

Imagem de destaque
Superando média histórica

Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná

Imagem de destaque
Londrina em segundo lugar

Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná

As principais ameaças, segundo Castella, são a extração seletiva da madeira, que acaba com a biodiversidade, o fogo causado principalmente pelo manejo de áreas de agricultura, a exploração agropecuária, o crescimento das áreas urbanas, os reflorestamentos e ainda as invasões de terras.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo