Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Acordo de cooperação

Estados do Sul vão unificar banco de dados da segurança

Agência Estadual de Notícias
08 out 2011 às 15:26

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os três estados da Região Sul e Mato Grosso do Sul firmaram acordo de cooperação mútua que garante acesso ao banco de dados da segurança pública das quatro unidades. A medida também prevê a criação do Conselho de Inteligência de Segurança Pública para acompanhamento dos trabalhos. O documento foi assinado na tarde desta sexta-feira (7), durante a 41.ª reunião do Colégio Nacional de Secretaria de Segurança Pública (Consesp), em Foz do Iguaçu.

Para o secretário da Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, também presidente do Consesp, essa iniciativa expressa a importância do trabalho das polícias científicas e, principalmente, da união dos Estados no combate à criminalidade. "Até o momento, o contato entre as polícias era feito de forma interpessoal, agora, o trabalho será institucionalizado e mais completo", explicou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O diretor do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep), Evaristo Kuceki, explicou que cada estado deverá enviar cerca de 20 policiais para aprender a operar os sistemas de segurança pública dos quatro estados. Todos os dados de qualquer indivíduo que tenha o cadastro nos órgãos de segurança ficarão disponíveis. "Nós queremos, com isso, prevenir e reprimir as infrações administrativas, cíveis e criminais de maneira organizada e eficaz", ressaltou.

Leia mais:

Imagem de destaque
O golpe tá aí...

Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'

Imagem de destaque
Em 177 colégios

No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta

Imagem de destaque
Pedido não foi acatado

Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega

Imagem de destaque
Edição 2025

Unespar aplica provas do vestibular neste domingo


Após a assinatura do documento, feita pelos secretários da Segurança do Paraná, Reinaldo de Almeida Cesar; do Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini; de Santa Catarina, César Augusto Grubba; e, na próxima semana, do Rio Grande do Sul, Airton Aloisio Michels; o acordo entrará em vigor. No próximo dia 20, os policiais que terão acesso às senhas e auxiliarão na assistência do funcionamento dos sistemas de seus Estados farão um treinamento.

A próxima fase do processo, segundo Kuceki, é criar um sistema unificado com informações. Por enquanto, os dados dos sistemas já existentes serão compartilhados. Haverá reuniões periódicas para fazer acompanhamento dos acessos aos dados e dos resultados. O acordo tem a validade de quatro anos e poderá ser prorrogado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo