Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Estrada está interditada há seis meses

Denise Angelo - Folha do Paraná
19 mai 2001 às 15:54

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O trecho da PR-340, que liga Tibagi (101 km ao norte de Ponta Grossa) a Telêmaco Borba (128 km ao norte de PG) foi inaugurado há três anos, mas já está apresentando problemas. Um trecho de aproximadamente 60 metros está interditado porque o pavimento começou a ceder. O desmoronamento da pista, que provocou a abertura de um buraco de 60 metros de comprimento por 10 de altura, foi detectado no fim do ano passado e até agora a pista ainda não foi recuperada.

Quando o problema surgiu o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) interditou o local e abriu um desvio. Mas o desvio é de estrada de terra e com as chuvas, o tráfego fica praticamente impossível. "No feriado da Páscoa um caminhão deslizou no desvio e ficou atravessado por mais de seis horas na pista, impedindo a passagem de todos os demais veículos", fala revoltado o empresário Álvaro Mendes. Ele conta que foram necessários um trator e outras duas carretas para rebocar o veículo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O prefeito de Tibagi, José Tibagy de Mello, também reclama. "Estamos mandando máquinas constantemente até o desvio para salvar os veículos que ficam encalhados por lá. Ida e volta são 30 quilômetros. Gasta-se tempo e dinheiro", critica. Além disso, o transporte de pacientes de Tibagi para Telêmaco Borba, cidade com mais recursos clínicos, demora mais e às vezes nem pode ser feito por causa da interrupção do desvio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná


Há ainda aqueles motoristas que simplesmente ignoram os alertas do DER sobre o perigo de passar pelo trecho que está desmoronando. Ontem, em poucos minutos, foi possível flagrar um caminhão, que transportava pessoas, e um veículo de passeio passando pelo local.

Publicidade


O gerente de operações rodoviários da Superintendência Regional Campos Gerais do DER em Ponta Grossa, Ricardo Barros, diz que a obra já foi licitada e o trecho começa a ser recuperado assim que a ordem de serviço for liberada, pelo DER em Curitiba. A recuperação vai custar R$ 59 mil e a previsão é de que a empresa consiga entregar a obra em 60 dias.


Barros diz ainda que a estrada foi feita conforme as determinações técnicas estabelecidas pelo DER. O problema teria sido causado, apesar da estrada ser nova, pelo excesso de chuvas na região, que provocou uma infiltração, responsável pela locomoção da terra e consequente desmoronamento da estrada.

Outro ponto da estrada, mais próximo a Tibagi, também apresenta um início de desmoronamento. Esse trecho, de 40 metros, está sinalizado mas ainda não foi interditado. No local os motoristas praticamente têm só meia pista para trafegar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo