Estudantes de Foz do Iguaçu protestaram hoje (01/06) contra a divisão interna da verba da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cerca de 150 pessoas percorreram as principais avenidas da cidade, distribuindo panfletos aos motoristas e pedestres para manifestar repúdio ao tratamento recebido pelo campus iguaçuense pela reitoria e Governo do Estado.
Durante a última reunião do Conselho Universitário, a distribuição dos recursos destinados ao custeio anual (R$ 2,8 milhões) foi alterada, deixando Cascavel com 34,65%, Marechal Cândido Rondon, 16,13%; Toledo, 15,12%; reitoria, 13,22%; Foz do Iguaçu, 13,22%; e Francisco Beltrão, 8,39%. O remanejamento vai significar uma perda de R$ 36 mil.
A passeata, de uma hora, terminou em frente a Câmara Municipal. Apesar do manifesto ser organizado pela comunidade universitária, a maioria dos participantes era composta por secundaristas, em especial do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, que apoiou a causa acadêmica. À noite, os universitários iriam promover o "Apagão da Educação", desligando as luzes dos campus de Foz por dez minutos.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
* Leia mais em reportagem de Alexandre Palmar na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina deste sábado