Durante os próximos cinco meses, as escolas da rede pública de ensino vão implementar o Programa Rio Vivo, que vai promover trabalhos de recuperação e conscientização ambiental nas bacias hidrográficas do Estado.
As atividades devem envolver cerca de 2,5 milhões de alunos do ensino fundamental, médio e da educação de jovens e adultos das escolas estaduais e municipais do Paraná, além de produtores rurais. O programa é uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR) e Petrobras.
Está previsto para maio o envio para as escolas do material informativo sobre o Programa Rio Vivo. Seis grandes temas envolvendo rios servirão como base para os trabalhos de discussão, pesquisa e intervenção que serão realizados por alunos e professores, de forma transversal às disciplinas que fazem parte do currículo. Os melhores trabalhos serão premiados pelo Governo do Estado.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
O programa também prevê a realização de um concurso de redação nas categorias 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª série, ensino médio e educação de jovens e adultos. Ao todo, serão distribuídos 345 prêmios, entre bicicletas, aparelhos de som, fornos de microondas, patinetes, máquinas fotográficas, computadores e carros.