A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realiza nesta quarta-feira, "Dia Internacional para a Redução de Desastres", um seminário e uma palestra sobre socorros de urgência diante de casos de calamidade.
O evento será realizado das 16 às 22 horas, no auditório Léo Grossmann do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Anualmente, na segunda quarta-feira do mês de outubro, a data é comemorada no mundo todo e, neste ano, a ênfase será para desastres envolvendo a água, seja o excesso ou a falta, já que 2003 é o "Ano Internacional da Água".
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Entre os assuntos que serão abordados no Seminário estão custos dos desastres, eventos severos ocorridos em Curitiba, estrutura, funcionamento e planos da Defesa Civil e água como recurso vulnerável.
A palestra será sobre reanimação cardiopulmonar básica, ministrada pela equipe do professor da UFPR Murilo Guérios Bittencourt.
Segundo a Defesa Civil, desastre é resultado de eventos adversos naturais ou provocados pelo homem, causando danos humanos, materiais ou ambientais, além de prejuízos econômicos e sociais. Os desastres são quantificados em função dos danos ou prejuízos, em termos de intensidade.
O seminário contará com a participação do Centro de Apoio Científico e Situações de Desastre, unidade especial do Núcleo Interdisciplinar de Meio e Desenvolvimento da UFPR, Sanepar e Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.