Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ex-garimpeiros de lixão fazem curso de informática

Denise Angelo - Folha do Paraná
21 mai 2001 às 08:54

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os ex-garimpeiros do lixão de Ponta Grossa começaram a freqüentar um curso de alfabetização através da informática. É o projeto Luz das Letras, oferecido pela Copel. A maioria dos ex-garimpeiros sabe ler e escrever, porém nunca tinha chegado perto de um computador. "Eu já tenho 50 anos e para mim isso é uma novidade", dizia Angela Ribeiro.

O curso é uma das etapas de qualificação profissional que a prefeitura está oferecendo aos ex-garimpeiros, e também uma forma encontrada pela administração para cumprir a sentença judicial que obrigou a prefeitura a retirar os garimpeiros do lixão e integrá-los em projetos sociais. Além do curso, os garimpeiros estão tendo aulas sobre higiene, cuidados pessoais e noções de administração.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Eles devem integrar a frente de trabalho que deveria ter entrado em atividade no começo do mês. Segundo o secretário de Turismo e Meio Ambiente, Jorge Demiate, que idealizou as frentes, o atraso no início das atividades práticas deve-se à falta de equipamentos de segurança para a realização do trabalho, que ficará concentrado na limpeza dos fundos de vale. "Já fizemos o pedido de luvas e botas para que eles possam trabalhar e assim que esse material chegar as frentes entrarão em funcionamento", promete.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Outro entrave para o início das atividades é a assinatura de um convênio entre a prefeitura e o Grupo Guará, uma Organização não Governamental que está coordenando o trabalho com os garimpeiros. Segundo o secretário, o pedido para celebração do convênio já está na Câmara e deve ser votado na sessão de amanhã.

Os garimpeiros estão recebendo R$ 45,00 por semana. A prefeitura pretende manter essa remuneração por três meses. Depois disso, deve organizar uma cooperativa de reciclagem de lixo para que os garimpeiros não voltem ao lixão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo