O ex-governador José Richa morreu no início da madrugada desta quarta-feira, no Hospital do Coração em São Paulo, devido problemas respiratórios. O corpo foi encaminhado para Curitiba e será velado no Palácio Iguaçu. Nos últimos dias ele estava na Unidade Coronariana do hospital, uma espécie de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas em regime semi-intensivo.
O filho do ex-governador, o vice-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB), foi com a família na segunda-feira para São Paulo visitar o pai. Richa, que foi prefeito de Londrina de 1973 a 1977, está hospitalizado desde meados de novembro, quando não se sentiu bem pela primeira vez.
Os médicos encontraram pontos de infecção em seus pulmões, o que facilitou o desenvolvimento de uma pneumonia. Richa fumou durante anos e o seu estado de saúde vinha apresentando problemas há tempo. Nos últimos dias, o quadro clínico se agravou e Richa passou por fortes crises respiratórias.
Leia mais:
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Richa foi governador do Paraná, entre 83 a 86. Nascido em 11 de setembro de 1934, em São Fidélis no Rio de Janeiro, começou sua vida pública em 1956 como liderança estudantil. Richa também era formado em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná.
Casado com Arlete Vilela Richa, deixa três filhos: José Richa Filho, Carlos Alberto Richa (vice-prefeito de Curitiba) e Adriano Richa.Foi deputado federal em 1962 e 1966. Se destacou como um dos fundadores do MDB no Paraná e do PSDB nacional. Também foi prefeito de Londrina em 1972 e Senador em 1978 e 1986.