Dirigir até 20% mais rápido que a velocidade permitida é a infração mais cometida pelos paranaenses (301.502 multas) e representa 24% das 1.256.639 infrações registradas no primeiro semestre.
A informação é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR), que preparou uma série de atividades voltada aos público jovem, em alusão à Semana Nacional de Trânsito 2012, que começou nesta terça-feira (18) com o tema "Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida".
As ações acontecem em sete universidades de Curitiba e Maringá e, durante a noite, nos principais bares de Londrina, dentro da campanha "Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija".
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Em todo o Estado, nos seis primeiros meses do ano, transitar em velocidade acima do permitido foi motivo de mais de 373 mil multas, aplicadas pela Polícia Militar, polícias rodoviárias Estadual e Federal e órgãos municipais de trânsito.
"O excesso de velocidade é a principal causa de acidentes de trânsito no Brasil. Aumentar a velocidade, ainda que seja em 10 quilômetros por hora, em uma via em que o permitido é 60 quilômetros por hora, por exemplo, é colocar sua vida, dos demais motoristas e dos pedestres em risco", explicou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
A mobilização integra as ações da "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/20", da Organização Mundial de Saúde (OMS). A entidade coordena o projeto Vida do Trânsito em dez países, incluindo o Brasil.
Segundo a OMS, o tempo de resposta de um motorista numa situação normal é de 75 segundos. Isso significa que, ao dirigir um veículo a 90 quilômetros por hora, uma pessoa vai precisar de 18 metros para conseguir frear o carro antes da colisão. A 120 km/h essa distância já precisa ser 25 metros. "A velocidade tem ligação direta com o tempo de resposta para frear o carro, desviar de um objeto e evitar uma batida", comentou Traad.
Campanha – Em Curitiba, o lançamento da Semana Nacional de Trânsito foi marcado por uma palestra do jornalista Ricardo Boechat. A Capital também prepara ações para o Dia Mundial Sem Carro, no sábado (22). A Avenida Cândido de Abreu será fechada das 8h às 17h para atividades de lazer e culturais e um passeio ciclístico vai sair às 9h do Parque São Lourenço com destino ao Centro Cívico.
Abordagens serão feitas com motoristas do transporte coletivo de Curitiba e uma mini cidade será montada para receber crianças no Centro Municipal de Educação Infantil Vila Torres. Equipes do Detran farão blitze educativas, palestras e atividades culturais na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), na Universidade Tuiuti do Paraná, Universidades Positivo, Universidade Integrada do Brasil (UniBrasil) e na UniCuritiba.
Em Maringá, as ações da Semana Nacional de Trânsito acontecem nos dia 19 e 20, no campus do Cesumar. Em Umuarama, Guarapuava e Siqueira Campos, as unidades do Detran também preparam abordagens educativas e distribuição de material especial.
Em Londrina, de quarta-feira (19) até domingo (23), acontecem as ações do "Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija". Serão visitados cinco bares por noite, sempre das 20h às 24h.