Uma explosão em um transformador-elevador na Usina Hidrelétrica de Itaipu na tarde deste sábado (03) deixou seis técnicos brasileiros feridos. Eles foram levados para um hospital em Foz do Iguaçu com ferimentos leves, sem risco de morte. Alguns tiveram queimaduras no cabelo e braços. Dois continuam internados.
Com a explosão, uma das turbinas ficou fora de operação. Segundo informações oficiais da direção da Itaipu, o acidente não afetou o fornecimento de energia para o Brasil e Paraguai. As causas do acidente ainda não foram divulgadas. Técnicos da usina já começaram a fazer uma perícia.
A Itaipu Binacional considerou "raro, mas previsível" o acidente ocorrido na usina neste final de semana. Segundo a Assessoria de Comunicação Social, o transformador passou por manutenção periódica recentemente, assim como a unidade geradora. O equipamento danificado, que tinha mais de 20 anos, estava no seguro e a hidrelétrica vai acionar a seguradora responsável. Em nota divulgada à imprensa, a empresa informou que mantém transformadores de reserva para eventuais substituições, como esta.
Leia mais:
Agências do Trabalhador do Paraná têm 21,7 mil vagas disponíveis
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
De acordo com a assessoria, a Unidade 10 foi isolada e deve retomar as operações após a substituição da peça afetada, em um período de sete a dez dias.
Com informações da Agência Brasil