Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Transgênicos

Fazenda da Monsanto poderá ser desapropriada

Redação - Folha de Londrina
23 jun 2003 às 18:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador do Paraná, Roberto Requião, esta estudando a desapropriação de uma fazenda da multinacional Monsanto, em Ponta Grossa.

A decisão do governador foi motivada por uma reportagem publicada na edição desta semana da revista IstoÉ/Dinheiro denunciando que o grupo Monsanto ameaça confiscar a soja brasileira que tenha sido produzida pela sua tecnologia e que não tenha pago royalties.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na reportagem fica claro que, como a produção de transgênicos no Brasil é proibida, a Monsanto está confessando que contrabandeou sementes modificadas e agora quer cobrar pelo ilícito.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente

Imagem de destaque
Veja os bairros

Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado


Requião diz que pretende transformar a fazenda em uma unidade experimental orgânica, em parceira com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra e com o Movimento da Agricultura Familiar Rural.

Publicidade


A medida, disse o governador, reforça uma das bandeiras do MST, que está na vanguarda da luta contra os transgênicos. O MST ocupou a fazenda de 43 hectares no dia 6 de maio, uma semana depois que 800 participantes da 2ª Jornada de Agroecologia invadiram e destruiram campos de teste de milho transgênico.


Um projeto de lei proibindo o plantio, cultivo e comércio de organismos geneticamente modificados (OGMs), proposto pelo Bloco Parlamentar da Agropecuária, está em discussão na Assembléia Legislativa.


No Paraná, o Porto de Paranaguá - maior exportador de grãos do Brasil - segue orientação do governo federal de não embarcar produtos transgênicos.

A fiscalização é feita por técnicos da Claspar e do Tecpar. Tais medidas asseguram a participação significativa do Paraná, o maior produtor nacional, em mercados como a China, que pretende comprar, só neste ano, 6 milhões de toneladas do produtos no Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo