Depois de quatro anos de ocupação, cerca de 40 famílias de sem-terra concordaram em deixar pacificamente a Fazenda Impédio, a 18 quilômetros de Cândido de Abreu, na região central do Estado.
Eles foram notificados na manhã desta quarta-feira pela Polícia Militar por volta das 9 horas, e às 10h15 já deixavam o local. O mandado de reintegração de posse havia sido expedido pela Justiça em 4 de outubro de 2001.
De acordo com o Comando de Policiamento do Interior, os sem-terra retornaram para seus municípios de origem, Cândido de Abreu e Reserva.
Leia mais:
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
Governo do Paraná defende Parceiro da Escola e vai recorrer de suspensão
A propriedade de 1,8 mil hectares foi invadida em 15 de novembro de 1999 por cerca de 350 integrantes do MST. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a área chegou a ser ocupada por 600 adultos e crianças.
"Estamos dando total transparência aos processos de desocupação de terras. O objetivo é cumprir os mandados de reintegração de posse evitando o conflito entre ruralistas e sem-terra", disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
Segundo a agência de notícias do governo estadual, esta foi a 25ª desocupação de terra, entre áreas urbanas e rurais, promovida em 2003 pela Secretaria.