A Secretaria de Estado da Educação encaminhou nota à imprensa fazendo algumas ponderações sobre a reforma administrativa e funcional nas escolas do Paraná. De acordo com a assessoria da pasta, o fechamento de escolas com menos de 160 alunos não pode ser considerado uma regra, mas sim a exceção. A secretaria não soube informar o número de estabelecimentos que serão fechados, prevendo apenas que serão poucos.
Ao contrário do que havia informado na terça-feira o gerente de Gestão e Infra-estrutura da secretaria, Gerson Ida, na nota enviada a assessoria detectou um número maior de escolas com menos de 160 alunos. Elas passaram de 440 (número informado pela Folha), para 448 em todo o estado. Esses seriam os estabelecimentos que seriam atingidos diretamente pelas medidas de reestruturação da Educação.
O número de escolas com menos de 160 estudantes representa 22,5% do total existe no Paraná. Quatro estão em Curitiba e o restante espalhado pelo Interior. A maior concentração desses estabelecimentos, corrigiu ontem a secretaria, estaria na região de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, onde existem 41 escolas nessa situação.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
"Escolas com menos de 160 alunos não deixarão de existir, mas passarão a ser vinculadas administrativamente a estabelecimentos maiores", esclarece a nota. A secretária de Estado da Educação, Alcyone Saliba, disse que a reestruturação é necessária em função das alterações sofridas pelo sistema estadual de ensino. Disse, que medida pretende otimizar recursos.