Começa hoje e vai até o próximo dia seis a Operação Finados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Estadual (PRE). A estimativa é que os acidentes registrados nas estradas este ano - em virtude do movimento no feriadão - diminua, já que o Dia dos Finados acontece amanhã. "Muitas pessoas trabalham na sexta-feira e no sábado", acredita o sargento Vilmar Garcia, da PRE. Mesmo assim, ele garante que o policiamento será reforçado e cerca de mil homens estarão trabalhando durante o feriado.
No ano passado, quando o Dia do Finados aconteceu numa terça-feira, a PRE registrou 167 acidentes nas rodovias estaduais, com 15 mortos e 145 feridos. Para tentar diminuir esse número, a PRE vai reforçar o policiamento e promover uma escala extra durante o final de semana. A expectativa é que o movimento nas estradas comece a aumentar a partir de amanhã.
Para garantir a segurança, a PRF também vai reforçar o efetivo com motos, viaturas operacionais, três viaturas especiais de resgate em caso de salvamentos, além de três radares para combater o excesso de velocidade.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
A PRF e a PRE recomendam prudência para quem vai viajar neste feriado. O superintendente da PRF, inspetor Hélio Cardoso, adverte aos motoristas que controlem a velocidade e façam um check-up no carro verificando a parte elétrica e a documentação antes de viajar.
E para quem vai permanecer na Capital neste feriadão, é preciso ficar atento ao que abre e fecha na sexta-feira e no sábado e também ao movimento nos cemitérios. A prefeitura vai reforçar o transporte para atender os vinte cemitérios da cidade. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, cerca de 600 mil pessoas devem visitar os cemitérios municipais e particulares durante o feriado.
Os visitantes devem prestar atenção também no preço das flores. Pesquisa da Coordenadoria e Defesa do Consumidor (Procon) apontou diferença de 560% no valor do produto.
Confira o que abre e fecha em Curitiba
Repartições municipais - As secretarias e demais órgãos permanecem fechados até domingo
Rede de Ensino - As escolas municipais fecham amanhã e retornam na segunda-feira
Saúde - De amanhã a domingo, a população serã atendida nas cinco Unidades de Saúde 24 horas (No CIC, Boa Vista, Sítio Cercado, Albert Sabin e Boqueirão)
Limpeza Pública - Amanhã e domingo haverá apenas coleta e varrição no Anel Central. Sexta e sábado o serviço de limpeza será normal no centro e bairros.
Abastecimento - As feiras livres funcionam em caráter facultativo.
Bancos - Funcionam normalmente na sexta-feira
Shopping Center - Funcionam em horário de domingo amanhã e sexta e sábado em horário normal
Supermercados - Funcionam normalmente sexta-feira e sábado.
A venda de espetinhos e bebidas alcóolicas nos arredores dos cemitérios é proibida Conforme a Lei 6.407, de 1983 que rege o comércio ambulante. O horário de funcionamento das barracas que vendem flores, velas e alimentos será livre.