O feriado do Dia da Independência do Brasil começa com chuva na maior parte do Paraná. Sol apenas nas regiões Oeste e Norte. A temperatura nessas regiões deve variar de 18 a 31 graus. O calor, no entanto, pode provocar chuvas rápidas nessas áreas no período da tarde.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as nuvens baixas e com maior concentração principalmente sobre as regiões da Serra do Mar e no Litoral possibilitam a continuidade das chuvas fracas.
Segundo informações do Simepar, não há previsão de queda acentuada nas temperaturas. Em Curitiba a mínima prevista é de 15 graus e a máxima de 23 graus. Nas praias, apesar da chuva, a temperatura ficará entre 19 e 25 graus. No sábado, feriado do dia de Nossa Senhora da Luz, Padroeira de Curitiba, o tempo na Capital e nas praias deve permanecer parcialmente nublado e com chuvas.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Porém, o mau tempo não desanimou os curitibanos que nesta quinta-feira já começaram a deixar a Capital em direção ao Litoral. A Ecovia Caminho do Mar - concessionária responsável pela BR-277 no trecho entre Curitiba e o Litoral do Paraná - estima que até domingo 100 mil veículos circulem pela rodovia.
No final da tarde e início da noite desta quinta-feira, o fluxo era de aproximadamente 1,3 mil veículos. Hoje, o maior movimento de veículos no sentido Paranaguá está previsto para o período entre 10 horas e meio-dia (cerca de 2,3 mil carros/hora). No domingo, a previsão é de 3 mil carros por hora subindo a serra, no horário das 18 às 20 horas.
O gerente de operações da Ecovia, Dario Monteiro, lembra que no km 76 da BR-277 (sentido Paranaguá) - cerca de oito quilômetros adiante do viaduto do Jardim Botânico - os motoristas poderão enfrentar trânsito lento. Naquele trecho - numa extensão de 400 metros - os carros circulam em mão dupla devido às obras de contenção de cheias da bacia do Alto Iguaçu. O conselho é usar caminho alternativo seguindo pela Avenida das Torres até a Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, e de lá seguir até a BR-277.
Serviço - Antes de ir para o litoral pela BR-277, as pessoas podem obter informações, em tempo real, sobre as condições da rodovia pelo telefone 0800-410277 ou no site www.ecovia.com.br.