Com a chegada das férias escolares de julho, muitos pais estão ficando enlouquecidos com os filhos. É que neste período, as crianças ficam mais tempo em casa. Além de mudar a rotina da família, a garotada exige mais atenção do pais. Eles querem brincar, passear, viajar e visitar os amigos. Para os pais que trabalham fora e não têm muito tempo para fazer os programas dos filhos, as colônias de férias e de inverno são opções para ocupar as crianças.
É o caso da designer Gisele Gradowski, de Curitiba. A filha Carolina, de seis anos, entrou de férias na última sexta-feira e já quer sair para curtir os dias de folga. "Como estou trabalhando, esta semana ainda vou ter que mudar os meus horários para chegar em casa mais cedo e passear com ela", contou. Mas a partir da semana que vem Carolina irá diariamente para a Colônia de Férias do Clube Curitibano. "Ela vai ficar lá das 13 às 18 horas. Aí terei que dar atenção ao Gustavo, de três anos, que entra de férias a semana que vem", disse.
Já a empresária Janise Vulczak, mãe de quatro filhos e avó de um neto, sempre fica em casa quando os filhos estão de férias. Ela contou que não dá para deixá-los sozinhos nas férias senão a casa vira uma bagunça. "Como trabalho com o meu marido, prefiro ficar com eles durante as férias. Aproveito para fazer a comida que eles gostam, dou atenção e faço os programas que eles querem. Com o menor, o Wellington, de sete anos, eu fico brincando, porque ele se queixa que não tem com quem brincar na férias", contou.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
A partir do dia 16 deste mês as crianças de Curitiba também poderão participar da Colônia de Inverno, promovida pela prefeitura. O tema deste ano é "Conheça sua Cidade". As crianças poderão fazer passeios pelos bairros onde haverá programação conhecendo os locais históricos das regiões. Também terá cama elástica, brinquedos infláveis, teatro e oficinas de arte-sempre abordando temas sobre Curitiba. As atividades serão desenvolvidas em 34 locais de Curitiba até o dia 27 de julho, de segunda a sexta-feira. Os bairros Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade, Bairro Novo, Centro, centros de esportes, Ruas da Cidadania, associações de moradores e escolas municipais são alguns dos locais que vão abrigar o evento.
Na maioria das escolas estaduais as férias acontecem de 16 a 29 de julho. Em grande parte das escolas municipais de Curitiba o período de férias vai de 13 a 31 de julho. Nas escolas particulares, as férias ocorrerem entre 29 de junho e 23 de julho.