Começou nesta sexta-feira (06) a 23ª Festa dos Estados e das Nações, que vaivai até o dia 15, no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio (praça da Prefeitura de Maringá). A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas visitem a Feira durante os dez dias. A grande novidade deste ano é um concurso que irá premiar as três barracas mais bonitas, originais e autênticas da festa. O objetivo é incentivar a criatividade, descobrir talentos e melhorar a decoração do evento.
A Festa dos Estados e das Nações, uma das mais importantes festas gastronômicas da cidade, é uma promoção da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Assistência Social e Cidadania - Sasc e a realização fica por conta das 22 entidades assistencias participantes. As entidades, responsáveis pelas barracas, esperam arrecadar, neste ano, mais de R$ 200 mil. Toda renda será revertida para as próprias entidades.
Durante dez dias, 21 barracas irão servir pratos típicos brasileiros e de outros países e o público poderá contar com apresentações de grupos folclóricos, shows de música popular, exposição e comercialização de produtos artesanais. A Feira de Artesanato irá contar com a participação de diversos grupos artesanais de Maringá, além de artesãos independentes, que irão expor os mais variados tipos de obras feitas de componentes naturais como madeira e argila.
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Artesanato - Os mais de 100 artesãos que irão expôr os produtos artesanais são cadastrados na Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo. Setenta deles fazem parte da Associação dos Artesãos de Maringá – Artemar. Outros 15 são associados à Associação dos Artesãos da Cidade Canção – Artecic. Além de cerca de 30 autônomos. A Feira de Artesanato irá contar com mais de 70 barracas, onde serão expostos produtos de decoração, utensílios domésticos, materiais feitos em madeira, bambu, metal e vidro, "biscuit", flores em meia, bonecas de pano, enfeites, pintura em tecidos, crochê, flores de sementes, tear, tapetes de retalhos, bolsas, cintos, entalhamentos, pirogravuras, entre outros.