O presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou, nesta quinta-feira, a lei que cria o quarto parque nacional do Paraná. A área de 24,5 mil hectares de Mata Atlântica, que abriga o Parque Nacional Saint-Hilaire/Langue, fica no Litoral do Estado.
O parque abrange a área situada nos morros do entorno do balneário de Matinhos e da baía de Guaratuba, na região da Serra da Prata.
A lei 10.227/01, que cria o parque, prevê que todas as áreas urbanizadas que estão dentro dos limites podem continuar a existir. Nelas estão inclusas as de uso agrícola, de captação de água e eventuais estradas.
Leia mais:
Pais de Karoline e Luan pedem indenização de quase R$ 2 milhões ao Governo do Paraná
Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo
Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR-369, em Jataizinho
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
De acordo com o deputado federal Luciano Pizzatto, autor do projeto de lei, numa segunda etapa, devem ser criadas unidades de conservação auxiliares para a proteção dos mangues e do entorno do parque. Também deve ser elaborado um programa de eco-turismo.
O nome do parque é uma homenagem ao naturalista francês Saint-Hilaire, que foi o primeiro cientista a descrever a região e a cruzar a remo a baía de Guaratuba, no século XIX. O ambientalista Roberto Ribas Langue, que morreu na década de 1990 e foi um dos precursores na luta ambiental no Estado e no Litoral, também foi homenageado.
O Saint-Hilaire/Langue é o quarto parque nacional criado no Estado. Além dele, existem o do Iguaçu, de Superagüi e o de Ilha Grande.