Nos próximos meses o Zoológico de Curitiba terá um novo morador: um filhote de lontra, encontrado pela Polícia Ambiental do Paraná em Morretes, no Litoral do Estado. O animal foi levado para o Passeio Público, onde está recebendo tratamento especial dos veterinários. Assim que tiver condições, será transferido para o Zôo, num recinto apropriado.
A lontrinha macho chegou ao Passeio Público em meados de janeiro, pesando 370 gramas. Hoje, está com dois quilos. Os cuidados com a lontra vão desde a alimentação até os banhos e passeios. "Ele alterna a mamadeira com o peixe, mas futuramente será alimentado apenas com alimentos sólidos", diz o veterinário Marcelo Bonat.
A lontra é um animal típico de ambiente aquático. Quando estiver maior será levada para a área de exposição do Zoológico, que dispõe de tanque de água natural. Por enquanto, o animal, isolado do contato com o público, é colocado diariamente numa banheira para se exercitar. "Às vezes o levamos para passear nos canteiros do Passeio", diz Marcelo.
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
Horário: Acaba neste sábado (3) o horário de verão no Zoológico. O parque voltará a abrir das 8h30 às 17h, de terça a domingo. A recomendação é sempre chegar mais cedo, com pelo menos 1h30 antes do fechamento, para que seja possível ver o máximo de atrações do Zôo.