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Filtro que bloqueia os filtros de publicidade?

(WebWorld)
11 out 2001 às 09:24

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A batalha contra os banners está esquentando. Com os internautas implementando cada vez mais filtros para ocultar os anúncios online, os administradores de sites em breve terão que adotar uma nova ferramenta para "bloquear os bloqueadores".
Por muitas vezes, os usuários se irritam de tal maneira com os banners e pop-ups que acabam recorrendo a softwares dessa natureza - como o shareware AdKiller, o AdSubtract e o Proxy - para não visualizar as mensagens comerciais. Os desenvolvedores desses filtros dizem que estão apenas ajudando os internautas a proteger sua banda limitada de publicidades - que causam lentidão na rede.
Os filtros têm se mostrado populares. A pontocom AG, desenvolvedora do software webwasher e pertencente à gigante da telecomunicações Siemens, diz ter 4 milhões de usuários. Os usuários do AdSubtract bloquearam mais de cinco bilhões de anúncios online em pouco mais de um ano, liberando terabytes de banda, segundo comunicado da InterMute.
Mas os administradores de Web sites que ganham dinheiro com a exibição de anúncios alegam que os filtros estão afetando a receita de quem sobrevive de cliques sobre publicidade; eles argumentam que na era do acesso em alta velocidade, não é mais preciso se munir de filtros como esses.
É aí que entra o AdKey. O novo software, atualmente em testes, permitirá que os administradores de sites neguem acesso a usuários que instalaram filtros contra anúncios, diz Frank Beckert, principal executivo da mediaBEAM GmbH, que desenvolveu o produto. "Ele detecta praticamente todos os programas, porque todos os softwares mais populares, como webwasher, Junkbusters e outros, fazem mais ou menos a mesma coisa", comenta. Beckert acrescenta que o servidor é tão inteligente que pode detectar se alguém está tentando buscar informações sem exibir os anúncios.
A mediaBEAM está implementando o AdKey nos seu serviço de mensagens unificadas na Alemanha, o www.directbox.com - que dá aos usuários acesso a mensagens de voz, fax, SMS e e-mail via Web, e é totalmente financiado através de publicidade. "Se percebemos que um internauta está tentando não exibir imagens JPGs, gráficos, etc., enviamos uma mensagem específica informando que ele pode desativar o filtro ou pagar uma taxa para navegar sem anúncio", explica.
Após um período de testes de uma semana, a mediaBEAM planeja oferecer a ferramenta para a Microsoft disposnibilizar no Internet Information Services (IIS) e no Apache, ambos servidores de Web. O modelo de preço ainda não foi decidido.
Os desenvolvedores de filtros para publicidade está adotando a postura do "vamos sentar e ver no que dá". Berni Lörwald, porta-voz da webwasher, disse que está muito interessado em ver como esse software pode ser implementado. "Estamos bem céticos porque acreditamos que os banners serão cada vez mais insignificantes; no futuro, muito pouco conteúdo será sustentado por anúncio na Web", acredita. E mais. Ele rejeita o argumento de que a popularização do acesso em banda larga vai tornar os filtros obsoletos. "Quando a banda aumenta, novas formas de publicidade aparecem para consumir mais velocidade", rebate.
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