A inspiração para a mostra "Fragmentos", que o fotógrafo J.S.Vieira irá inaugurar hoje à noite, surgiu por acaso. Quando começava a preparar o material para a exposição, ele quebrou um dos braços. A sensação de fragmentação do próprio corpo o levou a criar imagens fortes e instigantes.
Dez fotos foram trabalhadas digitalmente e transformadas em cinco curiosas imagens. Divididas ao meio, as partes apresentam dimensões diferentes, o que deve causar impacto no espectador.
"A deformação é sutil, talvez as pessoas nem a percebam num primeiro momento", explica Vieira, que completou 18 anos de fotopublicidade. Numa leitura mais profunda das obras, entretanto, é fácil perceber uma relação com a fragmentação do homem contemporâneo. A visão desconstrutivista é proposital.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Todo o trabalho realizado recentemente por Vieira, aliás, está ligado às pessoas, provocando reflexões. Na mostra "Fragmentos" ele enfatizou alguns detalhes. Uma das imagens, por exemplo, apresenta uma grávida com a barriga ampliada e em outra aparecem dois irmãos gêmeos, cada um numa das metades.
Tais fotos só puderam ser realizadas graças a ampliação digital, que permitiu a perfeita união das duas metades, igualando as cores e o fundo. "O computador nos dá esta oportunidade, seria muito difícil fazer isto pelo processo convencional", diz ele.
Esta é a sexta grande exposição que será exibida nas paredes do Beto Batata. Como em todas as anteriores, a mostra "Fragmentos" virá acompanhada de um livrinho de cartões postais, com as dez imagens utilizadas. A capa apresenta uma radiografia do próprio braço quebrado, o que deu origem a todo o trabalho.
Nas páginas internas, sintéticas poesias ilustram as fotografias. Entre elas, está o impecável texto assinado pelo publicitário Danilo Tozo: "a curva de seus olhos, um reflexo do espírito, um fragmento de mim". O livro estará à venda no local.
Serviço: A exposição "Fragmentos" do fotógrafo J.S.Vieira será inaugurada hoje às 20 horas no Beto Batata (Rua Professor Brandão, 678, fone 41-262-0840).