Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tecnologia

Foz do Iguaçu é a primeira cidade digital do país

Redação Bonde
19 jun 2007 às 15:14

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Diante do crescimento desenfreado de tecnologias digitais, Foz do Iguaçu sai na frente e torna-se a primeira Cidade Digital do Brasil a estar completamente coberta por sistema de banda larga sem fio, o Wimax. De acordo com informações da Listo Comunicação, diferente de outras iniciativas, o projeto "Foz Digital’ tem cobertura em toda a extensão da cidade.

O projeto, idealizado pelo prefeito Paulo Mac Donald, prevê mais de 63 pontos de acesso, além de se valer de uma tecnologia mais abrangente - o Wimax, que amplia a cobertura de banda larga sem fio. "O projeto poderá ser ampliado à medida das necessidades de ações que a prefeitura venha implantar nos próximos anos", explica Fernando Weigert, diretor Comercial da Alias Networks, empresa responsável pela implantação no projeto na cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Weigert ainda explica que o sistema atinge um raio que pode chegar até 16 km, com velocidades de 150 Mbps. Todos os pontos da cidade terão grande facilidade para se comunicar por meio de voz, dados e imagem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola


Com essa iniciativa, o município vai gerar uma economia que chega a R$ 1 milhão de reais por ano. Principalmente pela interligação de Internet e da telefonia IP, que fará com que o município tenha custo zero em telefonia entre os órgãos do estado. O investimento foi de aproximadamente R$ 2 milhões e o retorno deve acontecer em 14 meses.


Na primeira fase, o projeto deve integrar 55 escolas, 35 creches, 26 postos de saúde e 2 prontos atendimentos da cidade. Na seqüência, a expansão seguirá à área de segurança, com monitoramento nas ruas da cidade, por meio de câmeras de longo alcance, que interligarão a Guarda Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Segurança.

A conclusão do "Foz Digital" está prevista para o fim deste mês, culminando com o lançamento oficial do projeto, que acontecerá no próximo dia 29 (sábado), no Mabu Hotéis & Resort, em Foz.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo