Nesta quarta-feira acontecerá no Centro de Zoonoses de Foz do Iguaçu um treinamento para controle, combate e tratamento da malária. O curso, dirigido a agentes de saúde do município e região, vai até o dia 16.
Além de capacitar os profissionais, o objetivo é melhorar as medidas de controle da doença através da notificação de casos. "Este é o período ideal para realizar treinamento e atualizar os técnicos, já que os casos acontecem com mais freqüência durante o verão", diz o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria da Saúde do Paraná, Antonio Carlos Setti.
O treinamento, segundo Setti, é um reforço do trabalho de vigilância epidemiológica na região, considerada de risco por ter a presença permanente do mosquito transmissor, o Anopheles darlingi, também conhecido como mosquito prego.
Leia mais:
Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava
Multinacional não prova justificava da dispensa e gestor tem demissão por justa causa revertida no Paraná
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Durante o treinamento, os agentes de saúde vão conhecer os aspectos históricos da malária, a situação epidemiológica da doença no mundo, Brasil, Paraná e Foz do Iguaçu. Também terão informações sobre como proceder a vigilância (notificação, investigação de caso e tratamento) e instruções para o controle vetorial com inseticida e borrifação, entre outras.