Uma delegação francesa esteve nesta segunda-feira (23) em Curitiba conhecendo a política de urbanismo e de transporte público da cidade. O vice-presidente do Conselho Regional Rhône-Alpes, Didier Jouve, e oito deputados estiveram conhecendo os projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e visitaram o terminal de ônibus do Cabral.
"O transporte público de Curitiba é modelo para cerca de 90 cidades de vários países. Como o sistema está em evolução contínua, como agora, com a construção da Linha Verde, delegações estrangeiras vêm todas as semanas conhecer nosso sistema", disse o secretário municipal de Relações Internacionais e Cerimonial, Eduardo Guimarães.
"Curitiba é uma cidade mundialmente conhecida por planos estratégicos de urbanismo e por um transporte inteligente e eficiente. Por isto viemos conhecer as políticas da Prefeitura de Curitiba para estes setores", disse Didier Jouve.
Leia mais:
Danos na pista interditam BR-376 no Contorno Norte de Maringá
Corpo de Bombeiros localiza menina desaparecida em General Carneiro
Confira os preparativos para o Natal em Londrina, Ibiporã e outras nove cidades
Grupo 'de elite' busca criança de dois anos levado pela enxurrada em General Carneiro
Jouve acrescentou que o interesse dos franceses é por políticas que promovam o crescimento sustentável. Os franceses ficaram interessados nas informações sobre Linha Verde, que está urbanizando a antiga BR-116. Um dos pontos que atraíram os representantes da delegação francesa é a criação de um parque linear na antiga rodovia. Serão 20.800 metros quadrados de parque entre o Pinheirinho e a Marechal Floriano.
Os franceses aproveitaram a visita para conhecer o funcionamento da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. Eles foram ao terminal do Cabral para ver como os passageiros pegavam diversos ônibus, pagando apenas uma passagem.
Rhônes-Alpes é segunda maior província da França, abrigando as cidades de Lyon, Grenoble e Saint-Etienne. A província é apontada com uma das quatro regiões conhecidas como "Motores da Europa". Ao lado de Rhônes-Alpes estão as regiões da Catalunha (na Espanha), Lombardia (na Itália) e Baden-Württemberg (na Alemanha).