Depois de um início de outono com temperaturas que atingiram os 29 graus, o frio deve chegar de vez ao Paraná. Uma massa de ar polar, que já está se deslocando pela Argentina e Rio Grande do Sul, deve provocar queda na temperatura já a partir deste sábado.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), na Região Metropolitana de Curitiba a mínima deve ficar entre 10 e 11 graus. No Sul do Estado, a previsão é de a temperatura caia a 7 graus.
Este ano, a temperatura mínima (média) registrada em abril foi de 13.8 graus. No mesmo período do ano passado fez muito mais frio, com média de 7.6 graus. Em 99, o frio na região de Curitiba começou mais cedo, registrando em abril mínima de 2.5 graus.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Mesmo com as variações de temperatura dos últimos dois anos, o meteorologista do Simepar Fernando Mendonça Mendes não caracterizou a situação como atípica. "Está normal para a época, embora não tenham ocorrido temperaturas mais baixas, com ingressos de ar frio."
Mendes acredita que o mês de maio será de baixas temperaturas e geadas. Segundo ele, em toda a região Sul, a temperatura entra em declínio no outono, que se inicia em 21 de abril, com ocorrência de geada precoce nas regiões serranas e locais acima de 800 metros do nível do mar. "Dados históricos mostram ser frequentes geadas nos meses de maio e junho, especialmente nas regiões Sul e Sudoeste do Paraná e nas regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul."
Ainda segundo Mendes, no mês de abril, o número médio de geadas nas regiões central e Sul é de zero a dois casos, incluindo cidades como Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa, entre outras. O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 4h34.
De acordo com o Simepar, as altas temperaturas registradas nas últimas semanas são normais para a época.