Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Previsão

Frente fria traz mais chuvas e vendavais ao Paraná

Redação Bonde
28 set 2009 às 17:44

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A frente fria que está no Paraná pode provocar fortes chuvas e vendavais até esta terça-feira (29), informa o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Segundo o metereologista Tarcisio Valentim da Costa, a frente fria se desloca para o Sudeste do País, e a partir de terça-feira as chuvas perdem intensidade gradativamente.

"Nas últimas horas, foram registrados 53 milímetros de precipitação em Curitiba e Região Metropolitana, o que representa um terço da média para o mês", explicou. Segundo o metereologista, em União da Vitória (Sul do Estado) foram registrados 365 milímetros de chuva nas últimas 24 horas – 110% acima da média para todo o mês de setembro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na madrugada desta segunda-feira (28), cerca de 20 casas foram danificadas pelo temporal em Pato Branco (Sudoeste). Na Região Metropolitana de Curitiba, seis residências em Contenda também foram danificadas pelas chuvas. Outras 100 casas foram destelhadas em Ibiporã (Norte) pelas fortes rajadas de vento ocorridas no domingo (27).

Leia mais:

Imagem de destaque
23,5% do total

Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira


De acordo com o meteorologista, além da grande quantidade de chuva, foram registradas rajadas de vento com velocidades superiores a 60 quilômetros por hora em todo o Paraná. "No domingo, rajadas de 100 quilômetros por hora foram registradas em Ibaiti. Na região de Londrina, as rajadas atingiram 66 quilômetros por hora", disse.

Publicidade


DEFESA CIVIL – A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está em alerta e realiza atendimentos em 18 municípios do Paraná. Segundo o secretário-chefe da Casa Militar, tenente coronel Washington Alves da Rosa, nas últimas 24 horas foram registrados danos em 328 residências. O número de pessoas afetadas chega a 594.


A Defesa Civil distribui lonas plásticas e telhas para as comunidades carentes atingidas. "A Defesa Civil trabalha em conjunto com as Secretarias Estaduais de Obras e de Saúde, que ajudam no atendimento à população e no auxílio às prefeituras", lembra Washington.

Oito municípios paranaenses ainda estão em situação de emergência devido às tempestades das últimas semanas. Dados da Defesa Civil apontam que, entre 22 e 24 de setembro, mais de 53,6 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. Ao todo, 462 residências foram danificadas, 335 pessoas ficaram desalojadas e 142 foram para abrigos públicos (com AEN).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo