A nebulosidade presente em todo Paraná acabou evitando a ocorrência de geadas, previstas para acontecerem nesta segunda-feira em algumas regiões do Estado. A partir desta terça, no entanto, o frio se intensifica, a nebulosidade diminui e as geadas começam a acontecer.
Para esta terça-feira, já estão previstas geadas nas regiões Sul, Central, Oeste e até no Sudoeste, atingindo cidades como Pato Branco, Francisco Beltrão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Palmas e Entre Rios.
O inverno, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), veio para ficar. A previsão é que entre quarta e quinta-feira uma nova frente fria chegue ao Paraná, ocasionando temperaturas negativas e geadas em todo Estado, exceto no Litoral.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Esta segunda massa polar, de acordo com o meteorologista Vilson Souza Ferreira, promete trazer ainda mais frio, uma vez que ela já entrará num ambiente de temperaturas baixas, ao contrário do frio do final de semana, que chegou em meio a temperaturas de mais de 15 graus. Assim, a expectativa é que, a partir de quarta-feira, aconteçam geadas também na Região Norte.
Esta segunda-feira foi o dia mais frio do ano em todo o Paraná. As menores temperaturas foram registradas na Região Sul, com 2,3 graus em Palmas e 3,4 graus em Guarapuava. Em Curitiba os termômetros chegaram a marcar 4,7 graus, enquanto em Cascavel e Pato Branco a temperatura ficou na marca dos 5,3 graus e na Região Norte em aproximadamente 7 graus.
Com as massas de ar frio, o inverno - que inicia oficialmente às 4h34 desta quinta-feira, dia 21 - vai entrar com temperaturas bastante baixas. Apesar do frio ter começado mais tarde em relação a outros anos, a previsão, segundo Ferreira, é que as temperaturas permaneçam de acordo com a média histórica da estação.
"Por não termos nenhum fenômeno previsto, como o El Niño ou La Ninã, este inverno não será tão frio quanto o do ano passado, devendo ficar na média dos outros anos", diz. As temperaturas médias de junho são de 11 a 12 graus em Curitiba, entre 16 e 18 graus no Norte e entre 14 e 15 graus no Sudoeste. O inverno também não promete surpresas em relação às chuvas. Como ocorre normalmente, a estação deve ser mais seca do que o restante do ano.