Após reunião com a Comissão da Água, nesta quarta-feira (21), sindicatos que representam os trabalhadores da Sanepar informaram que os setores de atendimento, leitura e manutenção da empresa em Curitiba estarão paralisados, na próxima segunda-feira (26). Os funcionários da companhia reivindicam o cumprimento do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2008, que repassaria a eles parte dos lucros obtidos pela empresa.
"Vamos tentar não afetar o abastecimento. Em um primeiro momento, o pessoal das estações de tratamento não vai participar da paralisação. Desde o dia 5, estamos postergando o início da greve. Como ela vai evoluir depende da leitura que os trabalhadores terão da negociação, se eles entenderão que é necessário ir para o confronto ou insistir na negociação", diz o presidente do Sindicato dos Trabalhdores de Saneamento (Saemac), Gerti José Nunes.
Nunes explica que a Sanepar mantém um sistema de participação dos funcionários no lucro há 11 anos. O repasse referente ao ano passado deveria ter sido feito em maio, mas não foi efetivado por conta de um decreto estadual que bloqueia esse tipo de operação enquanto houver débitos da companhia com a administração pública.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Os sindicalistas atribuem o impasse jurídico à tentativa do governo estadual de diminuir a participação acionária dos sócios privados da Sanepar. Já os vereadores manifestaram apoio às reivindicações dos trabalhadores.
Nova reunião da Comissão da Água está agendada para à tarde desta quinta-feira (22), na Câmara Municipal.