Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Curitiba

Funcionários do HC entram em greve nesta terça-feira

Redação - Folha de Londrina
21 abr 2003 às 18:58

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O atendimento no Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba, o maior hospital público do Paraná, vai ficar prejudicado a partir desta terça-feira. Os funcionários da instituição contratados pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) entram em greve nesta terça por tempo indeterminado. São cerca de 1,3 mil nessa situação, de um total de cerca de 3,5 mil que trabalham no HC.

Os trabalhadores decidiram pela paralisação na quarta-feira passada. O sindicato que representa a categoria, Sinditest, pede reposição salarial de 18,75%, referente à reposição da inflação acumulada nos últimos 12 meses pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 26% de aumento no vale-alimentação. A data-base da categoria vence no próximo dia 1º. Está prevista uma assembléia às 8 horas para debater sobre a paralisação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com um representante da comissão de negociação dos trabalhadores da Funpar, Jonas de Souza Pinto, a direção da fundação não quis negociar com o sindicato. ''A gente marcou a primeira reunião e eles mandaram pessoas sem competência para negociar. O segundo encontro foi desmarcado por eles e no terceiro eles nem apareceram'', afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Salário de R$ 3.806,80

Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias

Imagem de destaque
Alça de acesso a Colorado

BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança

Imagem de destaque
Dados detalhados

Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos


Na semana passada, o diretor-geral do HC, Giovanni Loddo, disse que o sindicato tem que cumprir algumas exigências legais para a Funpar iniciar a negociação salarial. Loddo declarou que se a greve prejudicasse o atendimento no HC, iria recorrer à Justiça.

Publicidade


No dia 15, o HC obteve liminar, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região, obrigando o Sinditest a exibir no prazo de cinco dias os documentos exigidos pela Funpar, sob pena de multa diária de R$ 500,00.


O Sinditest alega que o prazo só começa a correr a partir de hoje por causa do recesso da Justiça durante a Semana Santa.


Em maio do ano passado, os funcionários do HC também fizeram greve por reposição salarial. O movimento durou menos de uma semana e a Funpar concedeu reajuste em cascata, com percentual máximo de 7,5%.

''Só conseguimos isso por causa do movimento. Mas nesse ano a situação está pior, porque a Funpar não sentou nenhuma vez para negociar'', disse Pinto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo