Dados do Relatório Estatístico Criminal do Paraná, divulgados pela Secretaria da Segurança Pública, mostram que os furtos e roubos de veículos tiveram ligeira queda em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Em 2009, haviam sido furtados ou roubados 4.865 veículos e no trimestre passado foram 4.796, redução de 1,42%. Além da queda nos furtos e roubos, houve variação percentual de 10,95% na recuperação de veículos, que passou de 2.960 para 3.284, na comparação entre os dois terceiros trimestres.
Na capital, houve redução nos roubos de veículos, que caiu de 825 para 763, redução de 7,52%. A recuperação de veículos na capital também aumentou de 824 para 941.
O delegado-chefe da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, Naylor Gustavo Robert de Lima, diz que o índice de veículos furtados e roubados em Curitiba cai a cada mês. "Temos desenvolvido um trabalho constante de combate aos desmanches, juntamente com a Polícia Militar, e efetuamos várias prisões todos os meses, o que contribui com a queda nos índices", afirmou.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
DESAPARECIDOS – Sobre o trabalho de recuperação, o delegado disse que os veículos que desaparecem foram levados para fora do País ou foram para os desmanches. "Os veículos mais antigos abastecem o mercado de peças de reposição e os mais novos acabam servindo para recuperar veículos sinistrados, adquiridos pelos donos de desmanches em leilões das seguradoras", diz.
"Nosso trabalho tem sido intenso e constante e temos visto o resultado positivo. Se considerar que no terceiro trimestre de 2009 a frota de veículos na capital era de 1,125 milhão e no trimestre passado chegou a 1,180 milhão, a redução dos indicadores é ainda maior", conclui o delegado (com AEN).