Mais de 32 mil residências ficaram sem energia elétrica no início da madrugada desta sexta-feiraem Curitiba por causa de um gambá. Segundo a Copel, sete bairros da região Norte da cidade ficaram no escuro por cerca de meia hora.
Um gambá entrou na subestação da Copel, que fica no bairro do Bacacheri, e acabou provocando um curto-circuito. Toda a subestação foi desligada e as seis linhas alimentadoras que levam eletricidade aos bairros do Bacacheri, Juvevê, Cabral, Hugo Lange, Ahú, Jardim Social e Boa Vista foram atingidas.
A hipótese levantada pela Copel para a "intromissão" do gambá na subestação é que o animal estivesse com frio. Ele teria procurado abrigo junto ao calor desprendido pelos transformadores de força. O curto-circuito foi detectado aos cinco minutos de sexta-feira. 32.532 residências foram atingidas.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
De acordo com a Copel, instalações como as subestações são protegidas por muros e cercas, por causa do risco de choques elétricos. Mas os muros não conseguem evitar a entrada de animais de pequeno porte.