Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prejuízo

Geada danifica hortaliças na região de Curitiba

Redação - Folha de Londrina
12 jul 2003 às 15:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A geada da madrugada deste sábado castigou as plantações de hortaliças da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A temperatura registrada de 2ºC foi a mais baixa do ano. Alface, brócolis, beterraba e acelga são alguns exemplos de plantas perdidas ou seriamente danificadas pelo gelo.

O prejuízo foi semelhante ao da geada do final de maio, quando os termômetros resgistram 2,8ºC. A menor temperatura registrada no Paraná este sábado foi de -1,7ºC, em União da Vitória.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


''Ainda não dá para ver o quanto foi perdido. Mas, em maio, quando veio uma outra geada muito forte, tive um prejuízo de uns R$ 2 mil'', conta o produtor Jacinto Liceski.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola


Ele diz que em algumas plantas mais sensíveis, como alface, é possível usar mantas por cima para protegê-las. Contudo, dependendo da intensidade da geada, isso custa caro e não dá resultados, já que as hortaliças congelam por baixo.

Publicidade


Muitos produtores não perderam toda a plantação, mas vão colher produtos de qualidade inferior.


O produtor Acir Falcade já está conformado em vender alguns de seus produtos como de segunda categoria, ou seja, por um preço inferior ao normal. Ele possui hortas de beterraba, alface, brócolis e cenoura e acredita que somente esta última vai ser de boa qualidade depois da colheita. ''Até cobri o alface, mas congelou por baixo e queimou do mesmo jeito'', lamenta.


O meteorologista Samuel Braun, do Sistema Metereológico do Paraná (Simepar), explicou que a geada deste sábado foi de média intensidade. A previsão é de geada novamente neste domingo.

Para o início da semana, o esperado é que esfrie a partir de segunda-feira e chova na quarta-feira. ''Por enquanto, a partir de segunda, não há mais chances de geada'', atesta Braun.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo