A Gibiteca de Curitiba, primeira biblioteca brasileira especializada em história em quadrinhos e importante centro nacional formador de profissionais nessa área, está completando 20 anos de existência. O espaço, além de promover o empréstimo de gibis, abrange outras iniciativas, entre elas cursos, oficinas de criação, exposições, palestras, lançamentos e encontros de RPG, envolvendo o que há de melhor na produção brasileira e internacional.
Para comemorar o aniversário desse espaço, que reúne ilustradores, designers, artistas plásticos, pesquisadores, professores, estudantes e simples amantes dos quadrinhos, a Fundação Cultural de Curitiba preparou uma festa aberta ao público. A programação tem início às 20h desta sexta-feira, no Centro Cultural Solar do Barão.
Exposições de trabalhos realizados por cartunistas curitibanos, mais a mostra "Samurai Erótico" com quadrinhos da revista "Maria Erótica", de Claudio Seto, tomam conta do Museu da Gravura, a partir das 20h de sexta-feira. No sábado e no domingo, as salas da Gibiteca abrigam workshops, palestras e mesa redonda sobre Histórias em Quadrinhos, além de Feira de Fanzines que reúne publicações assinadas por artistas de Curitiba. No próximo dia 28 de setembro, será aberta no MuMA – Museu Metropolitano de Arte a mostra "Gibis Raros", com exemplares do acervo da Gibiteca.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Confira os horários, locais e atrações da festa no site da prefeitura de Curitiba: www.curitiba.pr.gov.br/pmc/agencia/index.asp
A Gibiteca fica no Centro Cultural Solar do Barão, na Rua Carlos Cavalcanti, 533. O horário de visitas é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. A entrada é franca.