O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) comunica que golpistas estão se apresentando como representantes do instituto ou do Inmetro para vender reguladores de baixa pressão para o GLP (gás de cozinha).
De acordo com a secretaria estadual da Comunicação Social, os farsantes dizem aos consumidores que há uma determinação para que os consumidores troquem o equipamento.
Segundo o Ipem, alguns golpistas chegam a se apresentar com vestimentas ou identificações que as relacionam ao instituto.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
"Há uma verdadeira coação que leva pessoas desavisadas à troca do regulador, por preços que variam desde R$ 40,00 a R$ 150,00", informa o presidente do instituto, Leonaldo Paranhos.
O golpe estaria sendo aplicado em todo o país e o Ipem aconselha atenção especial, já que não há funcionários do instituto ou do Inmetro realizando tais vendas ou visitas.
Ainda segundo o Ipem, o regulador de baixa pressão para GLP é um produto com conformidade já avaliada, de forma compulsória, dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade.
Caso o consumidor seja abordado em sua casa, a recomendação é recusar a prática, inclusive denunciando os autores à polícia.
O fato já foi comunicado à Polícia Federal e o consumidor que porventura tenha tido o regulador substituído irregularmente deve providenciar imediata troca, pois este poderá apresentar riscos de vazamento ou não regulação de pressão do gás, expondo o fogão a condições de trabalho inseguras.
Para qualquer contato direto, visando denúncias ou esclarecimento, o Ipem coloca à disposição o telefone do consumidor, através de ligação gratuita para o número 0800-645-0102.