Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Previsão até 2006

Governo anuncia fim dos lixões a céu aberto

Redação - Folha de Londrina
13 out 2003 às 19:14

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Da Agência Estadual de Notícias - O Paraná vai acabar com os lixões a céu aberto até o final do governo Roberto Requião, em 2006. O anúncio foi feito pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, ao apresentar o programa de governo para a sua área, na reunião do secretariado desta segunda-feira (13).

A Secretaria vai fechar, numa primeira fase, os lixões de 149 municípios, já a partir do ano que vem, com a construção de 132 aterros sanitários, num investimento global de R$ 12,7 milhões. Numa segunda etapa, serão beneficiados outros 56 municípios.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Cheida, esses lixões são fontes de contaminação, poluição e doenças, e a solução para as oito mil toneladas de lixo produzidas diariamente no Estado está na ampliação da vida útil dos atuais aterros e implantação de novos, que podem ser utilizados através de um sistema de consórcio entre os municípios.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Além disso, a Secretaria quer reduzir em 30% a produção de lixo no Estado, por meio da reciclagem e educação ambiental, envolvendo inclusive as indústrias.


O fim dos lixões está inserido na política de recuperação ambiental da Secretaria, que prevê ainda a implantação do programa estadual de matas ciliares, a implantação do Parque Estadual das Araucárias, a compra de dois aviões para utilização da Força Verde, que cria a Polícia Ambiental, com um reforço de 200 policiais florestais atuando nas unidades de conservação do Estado, o programa Paraná Biodiversidade e o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado, lançado pelo governador Roberto Requião na semana passada.

Cheida destacou, em sua apresentação, que a política ambiental não está restrita apenas à sua secretaria, mas envolve, nas ações previstas, diversas áreas do governo. Um exemplo, segundo ele, é o programa "Merenda Orgânica", que será realizado em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, já no início de 2004. "Vamos reduzir o uso de agrotóxicos e estimular a agricultura familiar na produção de alimentos para a merenda de 1,3 milhão de crianças da rede pública de ensino", anunciou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo