Um exemplo de preservação ambiental é a obra do Jardim Botânico que está sendo construída em parceria entre o governo do Estado e Prefeitura Municipal de Ivaiporã, em terreno onde antes a população usava de lixão jogando restos de detritos. O projeto prevê a revitalização do local com plantio de árvores nativas, lago artificial, pista de mil metros para caminhada e cooper, além de outros atrativos que poderão fazer do Jardim Botânico, um ponto turístico na região.
Todo o serviço de terraplenagem do terreno foi realizado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), que já vem fazendo vários trabalhos nesta área em outras regiões do Estado.
Abertura de comportas - No último sábado foram abertas as comportas para enchimento do lago que ocupa uma área de 45 mil metros quadrados. Serão necessários 90 milhões de litros de água para o preenchimento total e verificação se a estrutura construída irá suportar o volume. Depois de concluído, o lago poderá ser utilizado para prática de canoismo e pequenas embarcações à vela. Quando pronto o Jardim Botânico possibilitará o desenvolvimento de atividades de lazer, turismo e divertimento com promoções culturais e esportivas voltadas ao meio ambiente.