Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Informar e prevenir

Governo do PR começa campanha contra a tuberculose

Redação Bonde
16 nov 2007 às 19:35

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia Nacional de Combate à Tuberculose será lembrado neste sábado com ações de informação, orientação e conscientização para a população sobre os riscos e a prevenção da doença. Para realizar esse trabalho a Secretaria de Saúde já encaminhou para as 22 Regionais de Saúde 220.000 folders e 3.000 cartazes, que foram distribuídos aos municípios para promoção de eventos de orientação sobre a tuberculose.

"A tuberculose é a quarta causa de mortalidade por doenças infecciosas, por isso é importante estar atento aos sintomas respiratórios da doença, como tosse por mais três semanas, por exemplo. Mas é importante ressaltar que existe cura para esse mal", alerta o secretário da Saúde, Gilberto Martin. Ele lembra que ao suspeitar do surgimento da doença é importante que a pessoa procure o posto de saúde mais próximo, para realizar os exames de diagnóstico que são gratuitos assim como o tratamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Paraná apresentou em 2006 o menor número de casos de tuberculose em toda a região sul do país, foram 2.415 e uma incidência de 24,02 por 100.000 habitantes. Mas mesmo com o baixo coeficiente de incidência da doença a cada dois dias uma pessoa morre por tuberculose no Estado e 6,9% dos pacientes abandonam o tratamento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente

Imagem de destaque
Veja os bairros

Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado

Imagem de destaque
Com 33 shows gratuitos

Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná

Imagem de destaque
renovação das espécies

IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho


A coordenadora estadual do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Saúde, Elisabeth Thadeo Sens, conta que o principal motivo para a reincidência da doença na forma de Tuberculose Multi Resistente (TBMR) é o abandono do tratamento. "Para que o nosso índice de cura chegue ao ideal que é 85% precisamos que os pacientes finalizem o tratamento. Quando ele é interrompido o bacilo fica mais resistente, o tratamento exige mais tempo e há necessidade de utilizar mais medicamentos", explica ela.

Publicidade


A forma mais freqüente de tuberculose é a pulmonar, mas somente quem possui a forma bacilífera positiva diagnosticada, em exames laboratoriais, transmite a doença. Se a pessoa que estiver doente não fizer o tratamento pode infectar de 10 a 15 pessoas em um ano. O tratamento da doença é feito por medicamentos e dura de seis meses a um ano. Para que a pessoa fique totalmente curada ela não pode deixar de tomar a medicação durante o tempo de tratamento.


Casos
Dados preliminares deste ano indicam que até o dia nove de novembro já foram registrados 1.983 casos novos de todas as formas de tuberculose. Entre os municípios com maior incidência e que são prioritários no combate a doença estão: Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.


Os principais sintomas para identificar uma pessoa com tuberculose são: tosse por mais de três semanas, febre vespertina (final da tarde), emagrecimento, tosse com sangue, falta de apetite e sudorese (suor).

Para se prevenir da doença, a pessoa deve estar em dia com a vacina BCG. Essa vacina é dada em todos os postos de saúde às crianças menores de quatro anos. Outra forma de cuidado é encaminhar as pessoas que convivem com o doente, que são chamados de contatos, para o posto de saúde mais próximo de sua residência.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo