O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, reuniu-se nesta quarta-feira (19) com o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, que propôs a criação de uma agenda conjunta para discutir o desenvolvimento rural sustentável no Paraná.
Para o presidente do sistema Faep, a integração com os órgãos ambientais do Governo é muito importante, e por isso a entidade, segundo ele, colocará à disposição do secretário toda a estrutura - produtores, Sindicatos, Federação e Senar - para trabalhar em conjunto, atendendo aos interesses da sociedade e visando o equilíbrio ambiental.
O secretário, Jonel Iurk, disse que a reunião demonstra a intenção de parcerias futuras e intercâmbios de informações técnicas com a Federação. "Ouvindo diversos setores da sociedade, pretendemos elaborar políticas públicas compatíveis com a legislação e com a realidade do homem do campo", afirmou o secretário.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Para o presidente da Faep, as políticas públicas para o campo e para as cidades devem andar juntas na área ambiental. Ele pretende apresentar ao secretário do Meio Ambiente - durante a próxima Assembleia da Federação, marcada para esta segunda-feira (24) - projetos e programas desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR) que podem contribuir com as ações governamentais.
Como exemplo ele citou trabalhos técnicos que comprovam a recuperação da qualidade da água dos rios oriundos das cidades, após passar pelo meio rural e o Programa Agrinho, que atinge 1,5 milhão de crianças no Paraná (com AEN).