Os cofres do Estado aguardam R$ 3,2 milhões da Ferropar. Segundo o Palácio Iguaçu, vence nesta quinta a primeira parcela, nesse valor, que a Ferrovia Paraná S/A (Ferropar) tem que pagar integralmente ao governo. Em 1996, a Ferropar passou a explorar economicamente os 248 quilômetros da Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava e o terminal de Cascavel.
É a primeira das 108 parcelas que a Ferropar precisa quitar integralmente desde ganhou o leilão da Ferroeste, há oito anos, pelos cálculos do governo Roberto Requião (PMDB). A Ferropar é um consórcio formado pela Gemon Geral de Engenharia e Montagens, FAO Empreendimentos e Participações Ltda., Pound S/A e América Latina Logística (ALL).
Como único interessado no negócio, o grupo ofereceu R$ 25,6 milhões pela ferrovia, o preço mínimo do leilão, e pagou R$ 1,2 milhão (5% do lance) à vista. A Ferropar ganhou três anos de carência para começar a quitar a dívida, que foi dividida em 108 parcelas trimestrais de pouco mais de R$ 1 milhão. O contrato tem validade por 30 anos.