Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique ligado

Governo inicia concurso para contratação de 2.400 PMs e bombeiros no Paraná

AEN-PR
03 mar 2020 às 16:53
- Jose Fernando Ogura/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Ratinho Junior formalizou nesta terça-feira (3) o início do concurso para contratação de 2.400 policiais e bombeiros militares. Em solenidade no Palácio Iguaçu, o governador firmou o contrato com a Funpar (Fundação da Universidade Federal do Paraná), que será a responsável pela organização do concurso. O contrato foi assinado, também, pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho; pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, e pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

O edital será lançado dez dias úteis após a publicação do contrato no Diário Oficial. As provas devem ocorrer ainda no primeiro semestre em diferentes cidades do Paraná. A expectativa do Núcleo de Concursos da UFPR é receber cerca de 150 mil inscrições, mais de quatro vezes o número de pessoas que prestaram o último vestibular da instituição, que teve 38 mil inscritos. Já o último concurso para a contratação de policiais foi em 2013 e teve 120 mil inscritos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ratinho Junior destacou que o reforço no quadro de profissionais da segurança é uma ação prioritária e estratégica do governo, para continuar derrubando os índices de criminalidade no Estado. Até o terceiro trimestre do ano passado, houve redução de 16,6% no número de homicídios dolosos, 10,39% no de furtos e 19,28% no de roubos, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Leia mais:

Imagem de destaque
Smart21 Communities

Cidades do Paraná aparecem em ranking global de comunidades inteligentes

Imagem de destaque
Saiba mais

TCE-PR promove visita técnica para avaliar câmeras corporais da PM

Imagem de destaque
Oportunidade

Governo do Paraná está com 482 vagas de estágio abertas

Imagem de destaque
Tragédia

Caminhoneiro morre em sinistro com três caminhões e carro em Siqueira Campos


"É necessário repensar sempre os mecanismos e as tecnologias da área, mas não se faz segurança pública sem a presença física, sem a força e o preparo dos policiais. Damos início ao concurso para ter um contingente adequado para atender a população”, afirmou o governador. "Sem o apoio dos deputados na aprovação da reforma administrativa, possivelmente não teríamos condições financeiras de fazer essas contratações que são estratégicas para o bom andamento da segurança pública do Paraná”, disse.

Publicidade


MAIS CONTRATAÇÕES


Além da PM, a Secretaria de Estado da Segurança Pública também prevê novos concursos para a Polícia Civil e para o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). De acordo com o secretário Romulo Marinho, a previsão é que a contratação dos aprovados aconteça até o final do ano.

Publicidade


Eles passarão por uma capacitação pela PM para estarem aptos para irem às ruas ainda no primeiro semestre de 2021. "Entre março e abril do ano que vem queremos estar com esse pessoal pronto”, afirmou Marinho. "A recomposição da parte de recursos humanos vai reajustar a presença policial nos municípios paranaenses, que precisam de um reforço de profissionais de segurança pública”, ressaltou.


"Na contramão do cenário nacional, o Paraná anuncia a contratação de mais 2,4 mil funcionários públicos. É importante não só para a comunidade, mas dentro de um contexto social”, disse o coronel Péricles. "Mais policiais significa reforço da nossa presença nos bairros, em unidades especiais como o Bope e o Batalhão de Fronteira, garantindo uma aplicação eficiente e eficaz do policiamento”, destacou o comandante.

Publicidade


DESAFIO


Para o reitor da UFPR, a realização de um concurso deste porte é um desafio, mas expertise da instituição também confere credibilidade ao exame. "Do ponto de vista logístico, este concurso equivale a quatro vestibulares”, salientou. "Mas o núcleo de concursos está preparado para responder à demanda e a universidade está satisfeita em poder contribuir com essa ação que tem uma repercussão tão importante para a comunidade paranaense”, disse.

Publicidade


PROMOÇÕES E PROGRESSÕES


Em julho do ano passado, o governador Ratinho Junior liberou o avanço na carreira dos agentes de segurança do Estado. Foram 1.455 promoções na categoria de praças policiais e bombeiros militares e 2.461 progressões para os militares que cumpriram os requisitos legais em 2018 e em 2019.

Publicidade


PRESENÇAS


Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Welby Pereira Sales; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes; o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel Ronaldo de Abreu; o diretor-geral do Depen, Franciosco Caricati; a vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz; o diretor superintendente da Funpar, João da Silva Dias; e o diretor de Administração e Finanças, Enio Ponczek; e os deputados estaduais Hussein Bakri, Tiago Amaral, Soldado Adriano José, Mauro Moraes, Delegado Jacovós, Estacho, Emerson Bacil, Delegado Fernando, Marcel Micheletto, Alexandre Amaro e Cobra Repórter.


LEIA MAIS:

Governo convoca escrivães e abre novo concurso da Polícia Civil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade