O governo do Estado faz mais uma tentativa de intermediar as discussões entre as lideranças políticas do Oeste e Sudoeste do Estado - favoráveis à reabertura da Estrada do Colono - e o Ministério do Meio Ambiente. Agendou para o próximo dia 22, reunião com o ministro José Sarney Filho para buscar alternativas econômicas para oferecer à população, que se diz prejudicada com o fechamento da estrada. O caminho, que corta o Parque Nacional do Iguaçu, foi fechado depois de decisão judicial.
O encontro entre o governador Jaime Lerner e o ministro foi marcado durante reunião entre o o secretário chefe da Casa Civil, Alceni Guerra, e prefeitos e deputados da região. "Depende da Justiça uma possível decisão de reabrir a estrada", salientou Guerra. "Mas leva tempo e, enquanto isso, temos que oferecer medidas de subsistência à população".
Essa será a primeira vez que o governador e Sarney Filho se reúnem para discutir os problemas causados com o fechamento da estrada.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Para o secretário, a interdição da estrada provocou dano econômico considerável para a população e é preciso buscar soluções para suprir a necessidade de investimentos. Uma das propostas avaliadas ontem foi a criação de um termo de ajuste de conduta para o uso do caminho. A Estrada do Colono tem 17,6 quilômetros e encurta em 120 quilômetros a ligação entre as regiões Oeste e Sudoeste.