A construção de seis novas unidades prisionais e a reforma de outros sete centros de detenção e ressocialização fizeram parte do relatório apresentado pela Secretaria de Obras Públicas, na reunião da Escola de Governo desta terça-feira (31). As novas unidades prisionais, com capacidade de 960 vagas, estão sendo construídas em Piraquara, Londrina, Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Maringá. Com o Centro de Detenção Provisória de São José dos Pinhais, inaugurado em dezembro de 2005, o total será de 5.920 novas vagas.
De acordo com o secretário de Obras Públicas Luiz Dernizo Caron, é o maior programa de obras da história do Paraná. Um investimento de R$ 557 milhões.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania, investiu no crescimento de cerca de 150% das vagas do Sistema Penitenciário do Paraná. As novas unidades prisionais, denominadas Centros de Detenção e Ressocialização ou Provisórias, têm como finalidade desafogar os distritos policiais superlotadas de diversas regiões do Estado.