Brasileiros que tenham conhecimento da língua japonesa ou inglesa e estejam interessados em obter bolsa de estudos do governo japonês poderão se inscrever no Consulado Geral do Japão, em Curitiba.
Está sendo oferecida a Bolsa de Estudo Japão Monbukagakusho, para curso profissionalizante, técnico superior e de graduação, além de bolsa pesquisa, em nível de pós-graduação. As informações foram enviadas pelo consulado ao Instituto de Estudos Japoneses da Universidade Estadual de Maringá (IEJ/UEM).
De acordo com o coordenador do IEJ, Jorge Júnior do Prado, as inscrições para a bolsa de pesquisa ficam abertas até 8 de junho. O candidato deverá ter idade inferior a 35 anos e nível superior completo ou se formar este ano. A bolsa terá duração de um ano e meio a dois anos. O pesquisador receberá 175 mil ienes por mês, valor equivalente a cerca de R$ 4.100,00, além de passagens de ida e volta.
Leia mais:
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Programa Mulher Segura reduz em 37% número de feminicídios em 20 cidades
Para a bolsa de estudo, as inscrições serão aceitas de 2 a 28 de junho. O interessado deverá ter idade, entre 17 e 22 anos incompletos, e formação de nível médio, ou concluir o curso até dezembro deste ano. A bolsa terá duração de três anos, para curso profissionalizante; de quatro anos, para curso técnico superior; e de cinco anos, para graduação. O valor mensal da bolsa é de 135 mil ienes ou cerca de R$ 3.000,00. Os selecionados também receberão passagens de ida e volta.
Prado ressalta que essa bolsa só é oferecida uma vez ao ano e que os interessados devem entrar em contato com o Consulado do Japão, em Curitiba, pelo telefone (41) 3322-4919 ou pelo e-mail [email protected].
Informações da AEN